Blog, Suporte, Stringing Jun 03, 2021

O que é Stringing na impressão 3D e como evitar esse problema

By Cliever

Stringing é o vazamento do material líquido presente no bico extrusor em excesso. A deposição de strings na peça impressa acontece durante o movimento do bico de um ponto ao outro. Embora mais comum de ocorrer ao utilizar filamentos PETg ou flexíveis, todos os materiais estão sujeitos a isso.

Esse problema na impressão 3D prejudica a qualidade da peça impressa e em geral ocorre por causa da alta temperatura ou da má configuração de retract. O Stringing forma linhas indesejadas na peça, mas por ser bem visível na impressão, felizmente fica fácil identificá-lo.

Agora, vejamos o que pode causar o problema e como você poderá resolvê-lo rapidamente.

A principal causa do Stringing na impressão 3D é a temperatura muito alta no extrusor. Dessa forma, o material em excesso no bico será derretido e, por consequência, escorrerá em direção à peça que está sendo impressa. Para evitar esse problema, utilize sempre a temperatura máxima indicada pelo fabricante do filamento.

O escorrimento de material causado pelo Stringing é também conhecido como oozing.

 

LEIA TAMBÉM: 9 dicas para ganhar dinheiro com impressora 3D

 

Outro fator que causa Stringing é a distância que o bico extrusor se desloca para imprimir sua peça. Isso está diretamente associado à alta temperatura, pois quanto maior a distância, mais líquido poderá escorrer.

Por isso, aproxime as peças quando for imprimir mais de uma ao mesmo tempo. Dessa forma, você reduzirá a distância e, por consequência, a possibilidade de vazamento do material líquido.

Além da distância, dê atenção também à velocidade de deslocamento do bico extrusor. As chances de escorrer aumentam se ela estiver baixa. Respeite a velocidade ideal indicada pelo fabricante da sua impressora 3D.

Outro problema também relacionado ao bico é o fator de extrusão. Se esse parâmetro estiver acima do recomendado, é provável que acumule excesso de material no bico.

 

Como o retract está associado ao Stringing

O retract é uma configuração do programa de fatiamento que faz com que a impressora retraia o filamento ainda sólido antes de chegar líquido ao bico extrusor.

Esse parâmetro informa à extrusora que é preciso puxar um determinado comprimento de filamento de volta para o bico a uma velocidade que o usuário também deve especificar. Isso reduz as chances de que ocorra um vazamento, pois o material sólido não será derretido de maneira que o líquido, que já está no bico, vaze durante a trajetória da impressão.

Cada tipo de filamento exige suas próprias velocidade e temperatura de extrusão. Portanto, o mais indicado é seguir as indicações do fabricante.

Também é importante considerar os tipos de extrusoras. As do tipo Direct Drive podem utilizar a distância de retract de até 3mm. Por sua vez, a distância nas extrusoras do tipo Bowden pode ficar entre 4 e 6mm.

 

Problema de resfriamento também pode gerar strings

Como você percebeu, as strings acontecem por causa do derretimento do filamento. Se o Stringing continua ocorrendo mesmo após se certificar de que não é por causa de nenhuma das razões apresentadas anteriormente, então o motivo pode estar relacionado ao resfriamento.

A solução pode ser aumentar a potência do cooler para que o material não fique tão líquido no bico extrusor.

Guarde esta dica de ouro

Como você percebeu, seguir as recomendações dos fabricantes da impressora e dos filamentos é sempre o caminho mais seguro para começar. Apesar disso, as próprias instruções de fábrica da impressora e dos filamentos podem ser diferentes.

Outros fatores que podem influenciar nos resultados são as variações de altitude, temperatura, ambiente e, até mesmo, o lote do filamento alterar as características do material.

Portanto, a dica de ouro é: frequentemente faça testes como o Benchy para calibrar sua impressora, e imprima uma Torre de Temperatura para conhecer melhor seus filamentos! Assim, você garante mais economia e precisão em seus impressos.

Conheça os produtos da Cliever e garanta impressões 3D de qualidade superior. Clique aqui e confira nossa loja online.