blog, manutenção, suporte Jun 03, 2021

5 cuidados que você precisa ter com sua impressora 3D

By Cliever

Seja você um usuário assíduo de impressora 3D, ou um iniciante que começa a descobrir o universo da impressão 3D, é fundamental saber que equipamentos e filamentos precisam de cuidados recorrentes.

A manutenção periódica da impressora 3D e outras práticas preventivas são importantes não apenas para prolongar a vida do equipamento, mas também para que suas impressões sejam precisas e com a qualidade que você deseja.

Por isso, hoje trazemos 5 dicas de cuidados que você precisa ter com sua impressora 3D

 

1) Faça manutenção periódica

A manutenção periódica garante que a impressora 3D tenha maior vida útil, e que suas impressões sejam sempre de alta qualidade.

Fique de olho na lubrificação das bobinas. É importante que os eixos X e Y sejam lubrificados uma vez por mês, ou com mais frequência se a impressora emitir chiados frequentes ao imprimir.

Você pode movê-los manualmente para verificar se a lubrificação está no ponto antes de usar a impressora. Por sua vez, o eixo Z deve ser lubrificado com graxa ou lubrificante sólido para sustentá-lo.

Também é fundamental também limpar o bico e a engrenagem do extrusor com frequência.

 

2) Limpe a superfície de impressão com frequência

Resíduos podem ser deixados a cada impressão. Por isso, é essencial que a superfície seja limpa a cada uso. Isso evita que resíduos deixem o local irregular e dificultem a aderência das peças que serão impressas.

Você pode limpar a superfície usando um pano limpo mergulhado em água morna. Aplique-o suavemente na mesa.

 

3) Atenção ao alimentador de filamento

O alimentador de filamento é a área onde uma engrenagem traciona o filamento e empurra para o hotend. Abra-o eventualmente para fazer uma limpeza adequada.

 

4) Aperte os parafusos da polia

Esses parafusos podem se soltar por conta dos movimentos contínuos dos eixos X e Y. Isso pode desalinhar o sistema de impressão, fazendo com que seus materiais sejam produzidos com baixa qualidade.

Por isso, sempre se certifique de que os parafusos da polia estão firmes.

 

5) Mantenha o firmware atualizado

Por último, mas não menos importante, é manter também o sistema em dia. Manter o firmware atualizado garante que sua impressora 3D receba recursos que atualizem bugs e melhorem a performance do seu equipamento. Isso garante impressões mais precisas e de maior qualidade.

Acompanhe as atualizações diretamente no software da sua impressora 3D ou no site do fabricante. Se sua impressora estiver conecta ao WiFi, você poderá optar por receber atualização automaticamente para ter mais tranquilidade.

 

LEIA TAMBÉM: Como armazenar os filamentos da sua impressora 3D