blog, impressão 3d, empreendedorismo Jan 26, 2021

9 dicas para ganhar dinheiro com impressora 3D

By Cliever 3D

O mercado de impressão 3D cresce muito ano após ano. Entretanto, é inegável que ainda se trata de um ramo em crescimento. Ou seja, é um segmento que ainda tem muito a ser explorado, especialmente no Brasil, o que significa oportunidades para ganhar dinheiro com impressora 3D.

 

Para você ter uma ideia, em novembro de 2020 a indústria no exterior movimentou mais de US$ 600 milhões em investimentos. O assunto é tão importante em nível global que o Fórum Econômico Mundial possui uma área específica em seu site somente com dados sobre impressão 3D.

 

Antes de falarmos em nichos de mercado para explorar, é fundamental abordarmos o básico da impressão 3D. A primeira dica é, então, que você conheça bem essa tecnologia antes de investir dinheiro para criar um negócio.

 

Durante o processo de conhecer a tecnologia, é essencial conhecer também as impressoras 3D e os diferentes tipos de filamentos. Aqui no nosso blog temos este artigo que você pode conhecer como são produzidos os filamentos PLA, ABS e PETg da Cliever.

 

A terceira dica é sobre o começo das suas impressões 3D. A verdade é que alguns entusiastas estudam sobre o assunto, mas se sentem frustrados com as primeiras impressões. Isso é normal, pois o começo é difícil.

 

Por isso, no início foque em imprimir seguindo as recomendações do fabricante da impressora 3D. A cada impressão, faça pequenos testes ajustando configurações simples. Vá se aventurando aos poucos e aproveitando a jornada de aprendizagem.

 

A quarta dica tem ligação direta com a terceira. Faça os testes e ajustes com bastante atenção, pois é muito importante que você conheça seu próprio equipamento.

 

Aprender sozinho pode ser complicado. Por isso, nossa quinta dica é que você se envolva com fóruns e grupos de redes sociais de entusiastas da impressão 3D. Você pode aprender muito com a sabedoria de quem está há mais tempo no ramo, bem como com as dúvidas de outros usuários que são respondidas pelas comunidades.

 

Nichos de mercado para ganhar dinheiro com impressora 3D

Agora, vamos para as dicas de negócios que podem ajudar você a ganhar dinheiro com impressora 3D no Brasil.

 

 

Segmentos como design de interiores, educação e odontologia já aderem a impressão 3D no dia a dia. Entretanto, como falamos antes, ainda há muito potencial para inovar. A sexta dica é: leia este artigo em nosso blog e conheça mais sobre o uso nesses ramos de negócios.

 

Próxima dica! Moda é um segmento espetacular para investir e ganhar dinheiro com impressora 3D. Afinal, por natureza esse nicho é dotado de criatividade. Com o crescimento da preocupação socioambiental para produzir roupas, calçados e acessórios, o céu é o limite para as criações fashion.

 

 

Você pode criar peças por completo, ou então partes que irão compor um artigo de moda. Um exemplo prático: A Adidas se uniu com a empresa Carbon para lançar um tênis com solado impresso em 3D. O calçado foi uma edição limitada, o que demonstra que há espaço para lançamentos exclusivos com maior valor agregado.

 

Outro nicho de mercado que movimenta milhões de reais todos os anos no Brasil é o segmento nerd/geek. Um exemplo nacional de produtos impressos em 3D nesse ramo é a MixtureBox, uma caixa de assinatura mensal. Aqui em nosso blog, temos um artigo com arquivos STL do famoso jogo Among Us que você pode usar para fazer suas primeiras impressões.

 

Bem, você percebe que quando o assunto é impressão 3D as possibilidades são muitas. Se você não sentiu confiança em investir em nenhum dos mercados mencionados, você pode criar um espaço para fomentar a impressão 3D na sua cidade.

 

Isso mesmo! A nossa nona e última dica é uma tendência global de compartilhamento de espaços para promover inovação. Ou seja: você compra impressoras 3D para que as pessoas usem em laboratórios compartilhados.

 

Os modelos de negócio podem variar de aluguel temporário, mensal, mesclar o ambiente de impressão a um coworking ou a um centro de eventos, potencializando ainda mais sua iniciativa.