Bog, impressão3D, Negócios Dez 08, 2020

Como empresas podem fazer negócios com impressão 3D no Brasil

By Cliever3D

A impressão 3D se aprimora a cada dia. Da impressão de barcos até órgãos humanos, a modelagem em três dimensões mostra que o potencial de inovação é ilimitado. Mas sempre surge aquela dúvida: como eu aproveito a impressão 3D no Brasil sendo pequeno ou médio negócio?

 

As possibilidades são, igualmente, muitas! Neste artigo, vamos citar algumas ideias que você pode aplicar no seu negócio.

 

Se você não conhece a história da impressora 3D, leia também este artigo em nosso blog.

 

O cenário atual da impressão 3D no Brasil é de euforia. A adoção dessa tecnologia pelo mercado brasileiro cresce a 24,1% ao ano, de acordo com o IDC Brasil! Além disso, a impressão 3D é apontada como uma das principais tecnologias que irão mudar o mundo nos próximos anos, e 49% das empresas brasileiras pretendem investir nessa inovação até 2022!

 

Você pode planejar a adoção de impressoras 3D na rotina da sua empresa pensando nos seguintes pilares:

 

  • Redução de custos: que matéria-prima atualmente você terceiriza e poderia passar a produzir por conta própria sem depender de taxas e prazos de entrega?
  • Personalização: que materiais você tem dificuldade de encontrar ou utiliza alternativas que não entregam o valor que você deseja gerar aos consumidores?
  • Ganho de tempo: além dos prazos de entregas, há possibilidade da impressão 3D otimizar a proporção entre tempo e bens produzidos?

 

Otimização de mão de obra: quantas pessoas hoje são responsáveis por fazer pedidos de materiais, recebê-los, fazer triagem e operar o maquinário necessário para seu negócio existir? Analise sua cadeia produtiva e avalie se é possível reduzir os processos e o número de empregados envolvidos.

Leia também: A Importância do Spray Adesivo na impressão 3D

 

Mercados para fazer negócios com impressão 3D no Brasil

 

Construção civil é o principal mercado que vem à mente quando se pensa em impressoras 3D. Entretanto, empreendedores e profissionais liberais também podem aproveitar ótimas oportunidades em segmentos como educação, design de interiores e odontologia.

 

Assim como a natureza de potencial ilimitado da própria impressão 3D, a educação também é um terreno fértil para as grandes realizações com essa tecnologia.

 

Escolas e faculdades são ambientes em que o conhecimento é explorado e, portanto, é necessário experimentar. A experimentação se torna ainda mais eficiente quando as ferramentas à disposição de alunos e professores entregam respostas ágeis.

 

Nesse processo, a impressão 3D é fundamental, pois não gera atrito e permite que o processo criativo flua com naturalidade.

 

Desde a primeira infância, lembra de tudo o que você construiu usando massa de modelar, argila, Lego, isopor e outros materiais de papelaria? Então imagine tudo o que pode ser feito com uma impressora 3D!

 

Assim como na educação, na área de design de interiores o potencial criativo também é muito estimulado. Com prototipagem ágil e de baixo custo, você pode dar vida a projetos arquitetônicos funcionais e que encantem os olhos do cliente!

 

A impressão 3D possibilita que arquitetos, desenhistas e projetistas brasileiros controlem todas etapas de suas obras. Isso permite que os profissionais desenvolvam, produzam e comercializem os trabalhos rapidamente e com potencial para escalonar entregas.

 

Por sua vez, a odontologia é uma área que pode reduzir custos e ainda entregar conforto aos pacientes. Por que esperar semanas para desenvolver (de modo terceirizado) e entregar de uma prótese ou implante caríssimo, se você pode produzir para o paciente em seu próprio consultório e reduzir muito o custo e o tempo de entrega?

 

Profissionais de odontologia podem se diferenciar no mercado produzindo peças personalizadas aos pacientes e entregando-as em pouco tempo. Também podem estudar a complexidade de cirurgias antes de realizá-las, aumentando as chances de sucesso dos procedimentos e a satisfação dos pacientes!