5 DICAS #01 Como armazenar os filamentos da sua impressora 3D
A qualidade da impressão está diretamente relacionada à qualidade do filamento utilizado na sua impressora 3D e imagino que isso não seja surpresa para você. A principal preocupação que devemos ter para garantir e controlar a qualidade do filamento é zelar pelo seu armazenamento, afinal, você não quer que ele tenha suas propriedades alteradas com o passar do tempo. Mas qual é a melhor forma de fazer isso?
Como armazenar corretamente seus filamentos?
Os principais problemas que podem afetar a qualidade do seu filamento, caso não seja armazenado corretamente são: Exposição excessiva a alta umidade, sujeiras e efeitos dos raios UVs.
Por isso, trouxemos 5 dicas que ajudarão você a manter seus filamentos conservados.
-
Utilizar dessecantes para absorção de água
Os materiais para impressão 3D naturalmente absorvem parte da umidade ao seu redor. Em casos como o PLA, essa absorção é ainda maior por uma característica física do material. Faça um teste: se ao dobrar um pedaço do seu filamento ele se quebrar na primeira dobra, sua umidade está além do que deveria estar e o seu filamento pode danificar sua impressora, entupindo facilmente o bico do extrusor.
Para prevenção desse tipo de problema, recomendamos incluir um dessecante dentro da embalagem. O dessecante mais comum e eficaz é o gel de sílica. Utilize um sachê para cada filamento, para controlar a umidade e evitar que o mesmo se danifique.
Atenção: o gel de sílica deve ser trocado regularmente. Para facilitar nossas vidas eles mudam de cor para sinalizar que é a hora de substituí-los.
-
Utilizar sacos de embalagem metalizados
Quando seu filamento entra em contato com os raios ultravioletas, propagados por alguns tipos de lâmpadas e o próprio Sol, você está correndo o risco de alterar a tonalidade do seu filamento. Esse tipo de radiação atinge diretamente a coloração, deixando-o opaco e sem vida. Já o calor excessivo, pode reduzir a vida útil do material.
Portanto, o uso de embalagens metalizadas são super importantes para que o filamento não tenha contato com raios UVs e para repelir as ondas de calor, conservando o material por mais tempo e mantendo a coloração ideal.
-
Armazenar os filamentos em caixas herméticas
Manter seu filamento fora das embalagens pode expor o produto à poeira e impurezas do ar, o que pode acarretar em uma rápida deterioração e danos à impressora. Portanto, aconselhamos que, em caso de não existir a possibilidade de armazenar seu filamento na embalagem original, opte por guardá-los em caixas organizadoras com tampa. Isso manterá seus filamentos longe de impurezas e umidades que tipicamente existem em um ambiente comum, além de economizar espaço e sua prateleira. Mas ainda assim é preferível manter dentro da embalagem original metalizada.
-
Armazenar os filamentos em armário seco
Se o seu consumo de filamentos é constante e alto, necessitando de uma grande quantidade em estoque, você deve armazená-los em armários secos, além de seguir as nossas dicas anteriores.
-
Retire o filamento da impressora após o uso
Na maioria das impressoras o carretel de filamento fica exposto ao ar livre. Nesses casos é muito importante observar características relacionadas com os itens acima. Portanto, se não houver planos de realizar impressão em um intervalo maior que 24 horas, você deve retirá-lo da impressora (nos modelos da Cliever aconselhamos fazer isso enquanto o filamento ainda está quente) e armazená-lo em sua embalagem original em local adequado.